Gran Turismo 5 ainda imbátivel!



Foram cinco anos de espera. Nesse período a Sony e a Polyphony abriram espaço para concorrentes de peso: Need For Speed Shift, Grid e Forza Motosport. Se levarmos em consideração vários jogos que seus lançamentos foram adiados e sua produção empacou, esse já estava fadado ao fracasso. Após seu lançamento ficou a duvida se tudo isso não foi uma jogada de marketing e tática contra os concorrentes. Pois como há muito tempo foi e voltou a ser, ao procuramos um simulador de corrida de automóveis quase real, encontramos Gran Turismo 5.

GT 5 ficou com os gráficos maravilhosos com texturas bem definidas e detalhadas. A única falha gráfica foi por opção, não é possível jogar com a câmera de dentro do carro com todos os veículos. Fizeram a divisão de carros Premium e Standart. Os modelos Standart apenas fizeram uma modelagem nos carros de Gran Turismo 4 de Playstation 2, não ficaram horríveis mas deixaram a desejar. Já os veículos Premium são um show a parte! Jogar com a câmera dentro dos carros é uma experiência fantástica de realidade. Cada detalhe de bancos, painéis, volante e comandos foram criados.

No modo GT existem várias modalidades de corridas de acordo com os níveis dos pilotos e potência dos veículos como de praxe na série. O modo B-Spec ficou bem chato e demorado. Você é o Jean Todt nos períodos áureos da Ferrari e com 4 comandos básicos orienta seu piloto nas mesmas categoria do tradicional A-Spec. As corridas são longas e mesmo com gráficos incríveis o começo da carreira do seu piloto acaba com a paciência de qualquer pessoa. O piloto é lerdo, não consegue entrar em uma curva de alta velocidade sem sair da pista, e mesmo evoluído ainda continua errando como se ainda fosse um calouro no automobilismo.

Tirar as licenças não é obrigatório para correr. Mas tira-las é essencial para ganharmos novos veículos e aumentar o nível de experiência. E claro, para os caçadores de troféus é fundamental tirar todas as carteiras com o melhor tempo. Ainda temos os modos Eventos Especiais e Multiplayer. Nos Eventos Especiais é possível jogar corrida de Kart, Jeff Gordon escola de Nascar, Academia de condução AMG e até mesmo uma corrida de Kombi! No modo multiplayer, encontramos corridas de vários tipos, é fácil montar sua corrida, e esperar por jogadores. Corridas em ovais ou longas demais são necessário jogar com amigos, ou analisar os jogadores que realmente querem lutar por cada segundo em curvas, pois há bastante gente preocupada em apenas avacalhar. Há jogadores que ao errarem uma curva e logicamente irão perderem tempo, simplesmente abandonam. Deveria existir um sistema de punição mais severo.

Gran Turismo é o melhor jogo de corrida no mercado. E o público que conquistou é prova disso: mais de sete milhões de cópias vendidas em todo mundo. Não existe o jogo perfeito ( ainda), como todo bom jogo existem falhas. A falha de Gran Turismo foi não acrescentar sistema de danos nos veículos. Até existe um, mas é muito fraco, não adiciona muita diferença em jogabilidade e gráfica. Não poderia deixar de destacar o esforço que fizeram para a divulgação no Brasil. Pararam São Paulo com modelos de Mercedes, Lamborghinis e Ferraris. Finalmente o Brasil começa a ter espaço de marketing e reconhecimento para as Bam-Bam-bans dos games. Abaixo o vídeo da campanha.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário